sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Escala Pentatônica no Baixo / Bass Pentatonic Scale

         A escala pentatônica basicamente é formada de 5 notas dentro de uma oitava. É muito usada no Blues, Jazz e principalmente no Rock do mais leve ao mais pesado.

Existe pentatônicas maiores e menores. Abaixo as pentatônicas e seus respectivos intervalos.

A escala pentatônica maior é formada pelos seguintes intervalos:

1 tom / 1 tom / 1-1/2 tom / 1 tom / 1-1/2 tom



A escala pentatônica Menor é formada pelos seguintes intervalos:

1 1/2 tom / 1 tom / 1 tom / 1 1/2 tom / 1 tom



19 comentários:

  1. Cara, muito bom me ajudou a estudar aqui ^^ td de bom, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou começar a estudar , só acho o mais dificil e aplicar as escalas ,se alguém poder mim ajudar agradeço ,obg

      Excluir
  2. Ótimo trabalho para quem esta começando, maravilha e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Cara valeu mesmo tirou minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  4. Cara valeu mesmo tirou minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  5. Existe alguma coisa que continuo não entendendo. Eu consigo fazer todas as escalas acima de uma maneira bem executada mas quando vou ver os caras ensinando no youtube eles fazem td diferente. Quanto eles fazendo com as 4 cordas ou 3 delas. De uma olhada nesse video, não tem nada a ver com as escalas acima, e agr?

    https://youtu.be/nESvm3dhD8c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desenho é o mesmo, apenas foi adaptado para 3 cordas

      Excluir
  6. Muito bom, otimo pra iniciantes ! Sem se referir a termos complicados, como modos gregos, e sem variar os shapes, mais sim indo direto ao ponto, excelente !

    ResponderExcluir
  7. Vou baixar as imagens e começar a estudar.vlw

    ResponderExcluir
  8. como faço para usar, em um solo por exemplo.
    eu uso a escala do tom ou os acordes?

    ResponderExcluir